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Não há como conceber que uma empresa tenha sucesso atualmente sem considerar o relacionamento com o cliente como uma prioridade a ser atendida. Em tempos de crise e alta concorrência, adotar boas práticas de CRM é fundamental.
Conheça 7 dicas incríveis para destacar a sua empresa e promover uma experiência de alta performance com o seu público!
Atendimento empático
Jamais prive o seu cliente de uma experiência acolhedora e eficaz. O caminho para isso é a empatia. Pensar como o cliente e entender as suas necessidades é fundamental – antes mesmo de pensar em sua empresa. A empatia deve se iniciar no ambiente de trabalho que você proporciona aos seus colaboradores. O cliente nota quando a empatia é lançada como uma obrigação a ser cumprida – o atendente só poderá prestar um ótimo atendimento se ele souber o que isso significa. Outro detalhe é o fato de a sua empresa estar sempre disposta a reconhecer que os clientes são diferentes e possuem estados de espírito diferentes. A empatia deve prevalecer. Além disso, não pressione o cliente durante o atendimento.
Foco no longo prazo
É preciso compreender que relacionamento é sempre algo de longo prazo. Desta forma, crie estratégias de atendimento a fim de promover de fato um relacionamento que dure e seja vantajoso para ambas as partes.
Não ofereça um produto ou serviço para o cliente sem ter a certeza de que é isso que ele precisa. É preciso que o produto ou serviço faça diferença na vida do seu cliente. Conhecê-lo também é fundamental – crie um banco de dados com o histórico de atendimentos e aspectos gerais de cada cliente, e o mantenha atualizado. Outra dica importante do relacionamento em longo prazo é sempre manter o atendente atualizado quanto às novidades de sua empresa e dos seus produtos.
Crie vínculos
O atendimento pode ser para o cliente um atalho ou um vínculo permanente à sua empresa. Você pode perder clientes e continuar com bom relacionamento, bem como ter um cliente insatisfeito por muito tempo. Isso acontece em qualquer empresa, mas em uma gestão de alta performance, é um ponto de melhoria constante.
Lembre-se de que o atendimento é a porta de entrada em uma empresa. É o primeiro contato do cliente e isso pode definir a sua atuação no mercado por muito tempo. O bom atendimento define as melhores oportunidades para a sua, a melhor produtividade das equipes, impacto na preferência do público.
O relacionamento pode até chegar ao fim, mas a empresa deve continuar superando as suas expectativas e necessidades. Ter um comportamento contínuo de relacionamento com o seu cliente impactará em novos públicos e na credibilidade que a sua empresa representará para o mercado.
Não deixe o seu cliente esperando
Este é um erro frequente de grande parte das empresas brasileiras. O fato é que o cliente não tem tempo a esperar. Ainda mais se o produto ou serviço já foi adquirido. O tempo é um fator importante na hora do atendimento. Foque em atender o seu cliente o mais rápido possível. Tenha também cautela para não passar a impressão de que você deseja se ver livre dele rapidamente. Utilizar ferramentas e recursos capazes de controlar o tempo é fundamental.
Dê ao cliente a solução que ele precisa
Não empurre ao cliente produtos ou serviços dos quais ele não precisa. Utilize termos mais amigáveis mesmo que os produtos tenham uma terminologia mais técnica. Lembre-se de que o cliente não é obrigado a entender os aspectos técnicos de um produto que ele ainda nem conhece direito. Abreviações e siglas também devem ser evitadas. Fale com paciência ao nível do cliente. Repita a informação quantas vezes forem necessárias.
Capacite a sua equipe de atendimento
A equipe de atendimento precisa ser padronizada no contato com o cliente. É preciso que haja capacitação e treinamento constantes – para aprimorar a habilidade de atendimento e para informar sobre os produtos, serviços e novidades. Muitas vezes as vendas são prejudicadas, pois as informações sobre os novos produtos não chegam até os atendentes.
Adote um sistema CRM na sua empresa
O CRM – ou Customer Relationship Management – é gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. É importante que esta área de sua empresa esteja integrada com os demais processos. Para isso, fazer uso de um módulo de CRM eficiente é muito importante.
O Byte Córtex – uma solução Byte Software – possui um módulo exclusivo para otimizar os processos de atendimento e apoio às vendas de sua empresa. Você pode adquiri-lo através licenças por usuário , com um ótimo custo-benefício. Acesse a nossa loja e confira todos os detalhes.