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A prestação de serviços é um segmento essencial no mercado. Atualmente, este setor ganhou dimensões virtuais, seja como uma extensão dos atendimentos executados por sua empresa física ou atendimento exclusivamente digital. Contudo, há erros comuns que comprometem as metas e os bons resultados da prestação de serviços on-line. Confira alguns casos e veja como prevenir estes deslizes.
Contratar serviços ficou muito mais fácil para o consumidor. Bastam alguns cliques para conhecer a natureza dos serviços e contratá-los diretamente pelos sites das empresas. Os critérios de contratação e compromissos legais da empresa para com o cliente continuam os mesmos – é preciso que haja transparência e clareza, e especificações completas sobre o que está sendo ofertado.
A prestação de serviços on-line deve crescer 80% nos próximos 10 anos no Brasil, conforme os especialistas. Mas para que as perspectivas de fato se cumpram, é preciso corrigir falhas e erros comuns, já que o setor possui boa parte das reclamações dos consumidores nos órgãos mediadores de conflitos entre contratantes e contratados. Conheça agora 5 erros comuns entre as empresas de prestação de serviços on-line:
Falta de integração dos processos
Assim como uma empresa prestadora de serviços física, a empresa on-line deve ter todo o seu processo produtivo integrado – ou seja, todos os setores da empresa e as etapas do processo devem estar alinhadas e integradas. Para isso, um sistema ERP pode ser uma solução em curto e longo prazos. E já que a empresa dispõe de serviços on-line, nada melhor que um sistema ERP web, que integra todas as informações do processo de venda e atendimento com acesso direto por parte do gestor. O Byte Córtex, da Byte Software, é uma solução ERP 100% web, modular e adequada para todos os tipos de empresas.
Amadorismo
Muitas pessoas iniciam o primeiro negócio através de um empreendimento on-line, mas é preciso se capacitar para poder oferecer o melhor atendimento ao cliente. A prestação de serviços on-line possui aspectos diferenciados deste tipo de segmento em empresas físicas, compreende um maior número de pessoas e tem características legais distintas. É preciso criar um modelo de atendimento eficiente, pautado no bom atendimento, qualidade e dinamismo.
Atendimento ineficiente
Prestar serviços on-line requer uma estrutura de atendimento eficiente. Utilize diferentes recursos de comunicação – chat, e-mail. Newsletter, redes sociais, etc. Tenha FAQs com perguntas e respostas para informar o cliente, bem como descreva amplamente os seus serviços e as suas implicações. As equipes de atendimento e suporte precisam ter as informações completas sobre os serviços e procedimentos e o atendimento precisa ser padronizado.
Falta de acompanhamento dos resultados
É preciso mensurar os resultados e contrapô-los com as metas iniciais. É difícil saber se um negócio está dando certo sem dados e formas de mensuração. Novamente, o ERP é uma solução eficiente, pois integra informações e fornece dados para a tomada de decisão.
Esperar resultados imediatos
Nenhum negócio possui resultados imediatos. É preciso ter cautela e paciência. O mesmo ocorre com a prestação de serviços on-line. É preciso investir no início e ter um bom planejamento estratégico, com divulgação e relacionamento eficientes.