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O empreendedor brasileiro tem ainda muito que aprender sobre a importância de manter o seu negócio sempre renovado. Negócio é movimento. É certo que para chegar à estabilidade e ao sucesso no Brasil, principalmente com um pequeno e médio negócio, é uma batalha diária que parece não ter fim. E na verdade não tem: estabilidade é uma ilusão e ter uma empresa é manter-se constantemente em transformação, atenta às tendências, mas jamais se prendendo obrigatoriamente a elas. É preciso buscar formas de tornar o seu negócio cada vez mais eficiente.
Confira abaixo cinco dicas fantásticas e simples para alavancar os seus negócios no próximo ano!
Organize melhor o seu negócio!
Em um estudo divulgado pelo Sebrae em 2013, quase 80% das novas empresas pedem falência ou passam por dificuldades nos dois primeiros anos de funcionamento devido à falta de organização, de planejamento ou por seus administradores terem uma visão equivocada do negócio. Em primeiro lugar, seja realista. O mercado é dinâmico e complexamente interconectado – e você faz parte deste movimento. Não tem como você conceber um negócio por ele mesmo, sem considerar o seu público-alvo, concorrência, negócios periféricos, recursos legais, etc.
Em seguida, estabeleça uma lista de desafios e obstáculos diários que a sua empresa esteja enfrentando. Priorize os problemas de organização, que em geral são fáceis de ajustar e fazem toda a diferença. Pense a sua empresa como um organismo vivo, com necessidade e potencialidades, e coloque em perspectiva estes problemas e soluções.
Estabeleça as mudanças dentro de períodos definidos. As mudanças podem ser de ordem financeira, administrativa, de layout do espaço, no quesito de recursos humanos, etc. Apenas depois de organizar a empresa, passe a tomar decisões mais impactantes.
Seja mais rentável!
Outro grande problema das empresas brasileiras é a falta de foco em sua rentabilidade. Como obter mais rentabilidade? Valorizando os seus clientes mais rentáveis e buscando negócios interessantes para a sua empresa. Outra dica é conceber a rentabilidade como uma atitude a ser propagada em todos os setores da sua empresa, tornando as equipes mais engajadas e apontando boas práticas de produtividade. Apresente cases de sucesso aos seus liderados. Especialistas dizem que o desenvolvimento humano é a fronteira final e maior desafio das empresas atualmente. Após nas mudanças organizacionais e culturais de forma estratégica.
Venda mais e venda melhor!
Não basta vender mais. É preciso vender melhor, conquistar o cliente pela qualidade da experiência de venda. O cliente quer um relacionamento com aquilo (ou aquela empresa) que ele conhece. Vender é fundamental, mas vender com qualidade e diferenciação é vital para a sua empresa.
Inove sempre!
O que separa a sua empresa do resto do mundo é a visão de inovação. Tendências são importantes indicadores do mercado, mas nada supera aquilo que pode diferenciar positivamente o seu negócio do resto do mundo. Ofereça sempre algo que os outros ainda não tenham. Seja uma referência!
Integre a sua estrutura!
É difícil conceber hoje uma empresa que não faça uso de um sistema que integre os seus diferentes setores. O investimento vale muito a pena, principalmente quando considerado o seu uso em médio e longo prazos. Utilizar um software ERP, como o Byte Córtex, da Byte Software, é optar por uma estratégia que torne os processo mais enxutos, dinâmicos e ágeis, o que reflete na sua relação com o mercado.