Processo de compra e venda: como oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente

Todo bom gestor sabe: clientes não compram produtos ou serviços, compram a satisfação de suas necessidades. Antes mesmo do primeiro contato com o cliente, a empresa já deve estar pronta para o atendimento, com um processo bem definido de compra e venda, considerando a visibilidade externa e interna, facilidade de comunicação e gerenciamento dos colaboradores e participantes do processo, fácil análise do estoque, ótimo direcionamento logístico e muito mais.

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A compra de um produto, para o comprador, é uma experiência complexa. Tem a ver com sua realização pessoal, e depende da realidade em que ele se encontra naquele momento. Como é difícil supor a realidade de cada um dos seus clientes, a indicação é que a sua empresa faça uso de estratégias inteligentes de gestão de processos e que adote ferramentas que automatize o processo, integre os setores e que vá além de suas obrigações contratuais, estabelecendo empatia com o cliente e estimulando a sua satisfação. São muito mais que “boas práticas” – entre o necessário e o aceitável, considere oferecer o excelente.

Ter uma empresa é supor um conceito impregnado de valores. Quando o gestor e as equipes conhecem e concordam com estes valores, o processo de compra e venda ganha maior fluidez. Não há empresa no mercado que se preocupe com diferenciação que não considere a satisfação do cliente entre as suas metas.

O gestor, ao conhecer profundamente o seu planejamento e considerar os valores da empresa terá maior capacidade de transmitir ás suas lideranças e liderados as melhores formas de enquadrar a empresa para o cliente, de personificar o atendimento e gerar diferencial. Desta forma, terá condições para organizar os seus recursos e escolher as melhores ferramentas de planejamento e gestão de processos para o seu contexto.

Os sistemas de ERP, por exemplo, é capaz de expandir de modo pleno a intenção de uma empresa de satisfação para com o cliente. Integrar os processos de forma ágil e dinâmica, gerar relatórios, gerir estoque, validar a compra e a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, liberar mercadorias para a logística e entregadores, emitir documentação contábil e de auditoria: estas são algumas das ações que podem ser realizadas pelo sistema ERP – Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Corporativos. Confira neste link as soluções exclusivas da Byte Software e de seus sistema ERP Byte Córtex, e saiba como os processos otimizados podem expandir ainda mais o nível de satisfação dos seus clientes e fornecedores no modo de compra e venda de produtos.

Satisfação, assim como os processos administrativos, funciona de forma cíclica: uma vez que a satisfação do cliente é uma meta para a empresa, gera valor entre o seu público interno e externo, em relação à concorrência, solidificando a imagem corporativa. Satisfação, desta forma, gera satisfação.