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Há muitas ações que são necessárias para o desenvolvimento do seu negócio que se baseiam em relacionamentos humanos. O networking é uma delas, sendo uma importante via de contratações e efetivação de parcerias.
Provavelmente, você já ouviu falar que nenhuma empresa sobrevive sem o networking e ele é importante para negócios de todos os tamanhos e em todas as fases de desenvolvimento. Isso é verdade, pois acredita-se que 80% das contratações de uma empresa são resultados de suas ações de networking, que nada mais é do que a rede de relacionamento que ela possui. E este relacionamento é feito por pessoas, ou seja, há um empreendimento das habilidades sociais e individuais das pessoas envolvidas.
Contudo, o networking deve ser desenvolvido através de técnicas que estão além da simples troca de cartões. Trata-se de uma ferramenta específica de negócios e de uma série de habilidades comportamentais. Por mais interessante que seja o seu negócio e o investimento para a promoção do seu produto, é preciso saber relacionar-se para atingir os melhores resultados.
Relacionamento constante
Há quem só perceba a importância do networking apenas quando há a necessidade de usar a sua rede de influências para determinado objetivo. E networking não funciona desta forma – os relacionamentos devem ser constantes e produtivos para ambas as partes. O networking não é uma rede de apoio – e é neste ponto que muitas pessoas e empresas erram. Não deve ser ativado apenas quando há a necessidade de ajuda. Inclusive, uma atitude interesseira é nociva aos negócios.
O networking pressupõe que os relacionamentos devem ser frequentes, renovando-se o contato sempre que possível de forma estratégica e por muitos motivos – seja para demonstrar um novo produto ou negócio, fazer uso dos serviços prioritariamente das empresas parceiras, desenvolver projetos comuns, proporcionar opções de investimento mútuo, e muito mais. A rede de relacionamento de uma empresa deve ser abundante, com empresas e pessoas de todos os tipos e envolver diferentes pessoas da empresa, pois o networking é uma forma de desenvolver habilidades comportamentais e diferentes competências.
Ser a melhor empresa
E para esperar os melhores relacionamentos, é importante apresentar o seu melhor. Um erro comum dos empreendedores é selecionar apenas as empresas mais populares e bem conceituadas como alvo de possíveis relacionamento, esquecendo-se de aprimorar a própria imagem. Cultivar as características e diferenciais, apontando uma imagem íntegra e de credibilidade é o primeiro passo. Averiguar as lacunas de comunicação, habilidades pouco amadurecidas em seus negócios e outros problemas relacionados à imagem da empresa é um segundo passo.
É preciso oferecer as melhores possibilidades de relacionamento, para assim, passar a planejar de forma estratégica o seu networking – listando resultados esperados, tipos de relacionamento que se quer estabelecer, nichos que se quer explorar, alinhar os relacionamentos com o planejamento estratégico da empresa, tecnologias que pretende utilizar para alcançar mais pessoas, etc.
E quantidade é importante, mas qualidade é essencial. Você pode estabelecer contatos com uma infinidade de empresas e pessoas e não se relacionar-se em um sentido mais amplo com nenhuma delas ou pode estabelecer uma ligação com dez empresas e tê-las como aliadas por toda uma vida. É importante saber selecionar os seus contatos, mesmo quando o negócio ainda é pequeno.