Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 869
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 869
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 869
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 871
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 871
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 874
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 874
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 885
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 886
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 887
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 888
Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/bytesoft/public_html/wp-content/plugins/seo-image_bk/seo-friendly-images.class.php on line 889
Diante de períodos de crise e instabilidade, ou mesmo em fases estratégicas da empresa, apostar em inteligência competitiva para gerar diferenciais é fundamental.
A inteligência competitiva é um modo proativo de captar e organizar as informações relevantes sobre o comportamento dos concorrentes do mercado e de seu público-alvo, observando as tendências e contextos, e utilizando estas informações para a melhor tomada de decisão.
A inteligência competitiva expande as condições de competitividade de uma empresa, de qualquer tamanho, permitindo que se reestruture o seu modelo de negócios, as suas metas, planos de ação, etc.
As pessoas envolvidas com inteligência competitiva têm acesso a diferentes fontes de informações, e as aplicam de forma estratégica, permitindo antecipar-se às tendências de mercado, gerando um ótimo diferencial frente à concorrência. Atém disso, os métodos empregados na inteligência competitiva permitem detectar e avaliar ameaças e oportunidades.
A inteligência competitiva e as condições da empresa
Independente do seu segmento ou tamanho de sua empresa (e aqui estamos nos referindo as PMEs também), a inteligência competitiva é uma abordagem capaz de afirmar se o seu negócio é de fato competitivo e se existe sustentabilidade para o seu modelo de negócios. Com esta abordagem, a empresa não reage apenas aos fatos, mas planeja proativamente as suas próprias condições, determina tendências e se torna referência no mercado.
Vantagens reais da inteligência competitiva
Entre as principais vantagens da abordagem de inteligência competitiva, podemos citar:
- Prever o impacto das ações estratégicas da empresa frente aos concorrentes.
- Garantir meios para uma maior sustentabilidade do negócio.
- Gerenciar as ações advindas dos concorrentes.
- Identificar oportunidades e calcular riscos.
- Gerar conhecimento relevante para formular o planejamento.
- Aprender com o processo: saber lidar melhor com os erros, acertos e apostas da concorrência.
- Criar novos segmentos e novas tendências.
- Ampliar a capacidade de orçamento e adiantar a necessidade de aquisição de recursos.
Como obter informações úteis à inteligência competitiva?
Em geral, as empresas buscam obter informações sobre seus clientes e concorrentes de maneira informal, pelo exposto na imprensa, diretamente em seu público-alvo, indagando os clientes da concorrência, através de seus representantes e canais, etc. Contudo, estas práticas cada vez mais se tornam decadentes, já que as informações referem-se aos fatos Esta prática é reativa pois estas empresas só tomam conhecimento dos fatos que já estão em andamento ou já aconteceram.
A inteligência competitiva atua de modo preditivo, ou seja, os gestores podem prever e antecipar-se às oscilações de mercado e aos movimentos da concorrência, além de propor tendências, observar antecipadamente as oportunidades e até mesmo gerá-las de forma mais segura e específica.
Não é à toa que as empresas mais bem sucedidas do Brasil e do mundo possuem equipes dedicadas ao monitoramento do mercado e da concorrência, e que criam condições de uma atuação mais proativa e produtiva. Estas empresas são consideradas visionárias e fortes geradoras de inovação, impactando inclusive a opinião do cliente.