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Sobre este artigo:
O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental a qualquer empresa de sucesso. É um documento que norteará as ações estratégicas da empresa, com informações adequadas que justifiquem mudanças e a tomada de decisão. Este recurso mescla um plano de ação eficiente com a visão de futuro da empresa, estabelecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para o desenvolvimento da empresa. Saiba como integrar os processos com um software ERP pode ser um recurso decisivo para o seu sucesso.
É importante, antes mesmo de agir, colocar no papel quais as expectativas da empresa no seu mercado de atuação. A ideia é definir uma série de tarefas de modo organizado, juntamente com as lideranças da empresa. Este recurso serve para que se integre as ofertas do mercado às condições internas da empresa, a fim desenvolver melhor o negócio ao contexto.
Há quem pense que o planejamento é algo que serve para a vida toda. O mercado oscila e a empresa é um organismo vivo. Desta forma, é preciso rever as suas metas de tempos em tempos, avaliando constantemente os resultados.
Perguntas Valiosas
Comece o seu planejamento estratégico com três questionamentos: Quem somos? Para onde queremos ir? Como faremos isso acontecer? São perguntas simples que permitem que a empresa desenvolva diferenciais e tome um novo fôlego diante da concorrência. Estas estratégias definirão as próximas decisões.
Para explorar melhor este alinhamento, expanda ainda mais estas perguntas. É preciso buscar o máximo de informações para serem usadas ao seu favor.
- Quem é a empresa?
- Qual a sua missão?
- Qual a relevância do nosso negócio para o mercado?
- Aonde queremos chegar?
- Quem é hoje a concorrência?
- Quem são os atores envolvidos nesse planejamento? – É importante definir o papel de cada um dos envolvidos.
- Quais os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio?
- Quais os recursos necessários a serem implantados para otimizar os processo da empresa (liste o que é necessário, de softwares ao desenvolvimento e treinamento).
- Entre outros questionamentos.
O planejamento estratégico na prática
Considerando o objetivo da empresa (quem somos e onde queremos ir?) e as estratégias alinhadas com estes objetivos (como faremos isso acontecer?), é preciso estabelecer as etapas:
Cenário (interno e externo):
Pontos fortes
Limitações
Ameaças
Oportunidades
Objetivo:
Objetivo bem específico sobre o que a empresa almeja.
Estratégias:
Em linhas gerais, quais ações que a empresa deseja realizar.
Programa de Ação:
Progressivamente, definir um plano de ação, uma espécie de cronograma com datas, custos e responsáveis. Para não deixar o planejamento estratégico ser ofuscado ou cair em desuso, é importante estabelecer reuniões periódicas para o acompanhamento dos resultados, dar feedbacks, definir novas ações, discutir contingências e desafios, etc.
Outro detalhe importante são as métricas – mensurar e documentar em detalhes o que se faz e como se faz. Quanto mais organizada e bem feita for essa execução, mais poderemos medir o nível de maturidade de uma empresa. Quando os processos são integrados, por exemplo, por um eficiente software ERP, é muito mais fácil analisar os resultados de todas as áreas do negócio, uma vez que este recurso gera relatórios. Desta forma, um software como o Byte Córtex, da Byte Software, é um investimento decisivo, não apenas para otimizar o dia a dia da empresa, mas dispor de dados importantes sobre o seu desenvolvimento.
O software ERP permite a sincronia dos processos de gestão pessoas, estratégia e rotina, permite a melhor divisão das funções e responsabilidades, melhorar a comunicação interna entre os diversos setores e a comunicação externa – os ganhos se refletem nos clientes, melhorar a qualidade do trabalho, produtividade e relações interpessoais, etc.
É importante dizer que o planejamento estratégico completo requer muito esforço e dedicação, além de comprometimento de todas as equipes envolvidas. Buscar sempre o melhor para a sua empresa é fundamental: as empresas que abrem mão de estratégias equivocadas conseguem visualizar mais facilmente os novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e aproveitando as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer.