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As vendas são uma etapa essencial a qualquer negócio. E saber vender requer conhecimentos específicos e constante inovação. O ciclo de vendas deve ser integrado com outros processos da empresa, utilizando recursos adequados para que a experiência de prospecção de clientes e a compra propriamente dita seja satisfatória para ambas as partes, empresa e consumidor.
As empresas brasileiras ainda esbarram nos meios e parâmetros de alinhar a equipe de vendas com os propósitos do negócio, com conhecimento sobre o cliente e os produtos e as ferramentas existentes no mercado para que este processo seja adequado.
Atualmente, o processo de vendas está muito mais dinâmico, em que não há mais disputas acirradas entre vendedor e cliente. Entender esta nova abordagem é primordial para que outras atitudes possam ser tomadas para otimizar ainda mais o processo de vendas. O vendedor precisa jogar a favor dos clientes, compreender o seu comportamento para conseguir vender mais e melhor. É preciso criar satisfação e continuidade da relação cliente e empresa.
Conheça agora 5 dicas para otimizar o modo de vender da sua empresa e garantir um ótimo relacionamento com o seu cliente:
1) Sem pressão
Muitas empresas praticam formas de coagir a decisão do cliente, lançando promoções e vantagens exclusivas em pouco tempo. Esta tática funciona para clientes altamente fidelizados ou em determinados gêneros de negócios. Contudo, isso nem sempre tem um saldo positivo para a empresa. Quando se utiliza o atendimento direto (com ligações ou visitas ao cliente, por exemplo) de forma insistente, o efeito se torna desastroso.
O cliente tem o seu tempo e é preciso compreender isso. Uma vez lançada a proposta de venda, é preciso deixá-lo examinar a situação. Induzi-lo a uma compra de situação apenas para garantir a venda pode fazê-lo adquirir o produto sem motivos sólidos e sem reais vantagens para o seu contexto. Ele terá uma experiência negativa e poderá não comprar novamente. Lembre-se de que a venda deve ser estratégica para a empresa.
2) Invista no relacionamento com o cliente
Relacionar-se com o cliente não pressupõe apenas o momento da venda. É algo que deve ser contínuo. Caso não haja continuidade, além do cliente poder se esquecer da empresa, poderá entender que a empresa só quis apenas vender, sem se importar muito com a sua satisfação.
Se o cliente precisa de um tempo para decidir, dê espaço para que ele possa analisar a proposta, sem insistências demasiadas. Entre em contato após este período, respeitando sempre a sua decisão. Mas mantenha-se presente e interessado.
O relacionamento com o cliente começa muito antes da venda. Os produtos devem ser pensados para satisfazer às suas necessidades, o atendimento deve ter o formato necessário para que ele entre em contato com a empresa, a empresa deve ter um conceito atraente, etc. O pós-venda deve sempre existir, oferecendo novos descontos e vantagens para outras compras, questionando-o sobre o seu grau de satisfação, etc. Faça o acompanhamento do seu cliente até o final e além dele.
3) Reveja o processo de vendas
Fechar a venda é importante. Mas dar flexibilidade ao processo de vendas também é. O gestor de vendas deve compreender que os vendedores precisam de flexibilidade para fechar a venda. Muitas vezes, quando os processos da empresa são estabelecidos, coloca-se etapas muito fixas e pouco maleáveis, ou até mesmo desconexas com os outros processos. Se as vendas demoram a ser efetivar em sua empresa, pode ser devido à falta de flexibilidade dos processos. Para remodelar os processos de modo eficiente, aprenda com o cliente.
4) Opte por um sistema eficiente e integrado
É possível fazer o controle comercial com um sistema de CRM, como uma maneira de monitorar o comportamento da equipe de vendas, e um módulo eficiente de Gestão de Vendas – como o proposto pela Byte Software, o Byte Córtex. A solução Byte Córtex possui distintos módulos integrados, que permite ter acesso a todos os dados dos processos corporativos em alguns segundos. O módulo Gestão de vendas, permite emitir orçamentos, realizar pedidos de vendas, fazer a análise de estoque para venda, emitir relatórios on-line e muito mais. O custo-benefício é muito satisfatório e a ferramenta é de fácil adaptação. Ter o controle dos processos, inclusive o processo de vendas e atendimento ao cliente é essencial a empresas de qualquer porte atualmente.
5) Invista na equipe
Parece óbvio, mas este deve ser um dos principais investimentos da empresa. Uma equipe de vendas bem orientada é o fator decisivo para o sucesso, mesmo em períodos de crise. Pode-se dizer que uma equipe precisa ter as seguintes habilidades: conhecimentos sobre o produto, conhecimento do negócio, comunicação assertiva e orientada à abordagem da empresa, argumentação e persuasão, fazer acontecer, conhecimentos sobre o comportamento do consumidor a quem irá atender e sobre o mercado, noções gerais de cálculo e orçamento, domínio das ferramentas utilizadas no seu dia a dia (planilhas, softwares de gestão de vendas, relatórios, etc.), ética, capacidade de relatar as experiências de vendas aprendidas com o cliente, capacidade de aprendizado multinível entre os integrantes, etc. Investir em treinamentos e capacita
Investir em softwares de gestão de vendas também potencializa a capacidade da equipe de efetivar as vendas, eliminando gargalos e burocracias inúteis. Além disso, este tipo de solução otimiza a relação com o cliente, garantindo mais agilidade na compra e a sua satisfação.